PSDB toma a dianteira na Câmara

Após a desidratação do PMDB, que perdeu quatro vereadores na última semana, a bancada do PSDB passa a ser as maior da Câmara de Goiânia.

Ao todo, 11 dos 35 parlamentares trocaram de partido de olho em melhores condições para suas reeleições (veja quadro).

O partido mais afetado com o troca-troca foi exatamente o PMDB, que agora tem três vereadores. Já o PSDB viu um parlamentar deixar o ninho – Dr. Gian decidiu ir para o PSB – e agora possui uma bancada de cinco.

As mudanças também favoreceram o PR, que tinha um vereador e agora tem quatro.

Trocas

O quadro de mudanças no PMDB é resultado de dois problemas internos, afirmam membros do partido. Além de dividido por conta do racha com a administração do prefeito Paulo Garcia (PT), algo que a maioria da bancada não concordava, os vereadores esperavam por um sinal concreto em relação à provável candidatura do ex-prefeito Iris Rezende.

Os parlamentares avaliam que a entrada de Iris na disputa é essencial para que o partido tenha uma chapa proporcional competitiva. “Se ele sinalizasse, faria crescer a chapa proporcional e automaticamente cresceria também a possibilidade de ele ganhar”, diz Denício Trindade, que se filiou ao SD.

Os problemas com a formação da chapa proporcional também explicam o fim da bancada do PSL na Câmara. Zander Fábio deixou o partido para se filiar ao DEM e afirma que não conseguiu uma estrutura suficiente para a reeleição. “É possível que eles nem lancem chapa proporcional”, explica.

Apesar de ter filiado Denício e Izídio Alves, que também era do PMDB, o SD perdeu Paulo Magalhães por motivo semelhante. Até então o único vereador do partido, ele decidiu ir para o PSD após as chegadas daqueles que seriam seus futuros colegas.

É que até então Paulo articulava uma chapa de 30 pré-candidatos a vereador do SD. Segundo a assessoria do parlamentar, todos esses nomes também foram para o PSD, assim como Fábio Caixeta, que deixou o PMN.

fonte : O Popular

20 thoughts on “PSDB toma a dianteira na Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close