Obesidade é o grande mal da modernidade e ser uma das causas do câncer só torna isso mais claro

Estudos mostram como pessoas acima do peso têm maior propensão de desenvolver certos tipos de câncer, o que agrava ainda mais o quadro dos mais de 600 milhões de obesos do mundo.

Nos tempos primitivos, quando o ser humano precisava disputar carcaças de animais com hienas e urubus, ingerir a maior quantidade possível de alimentos e armazenar as calorias em excesso sob a forma de gordura para servir de reserva era instinto de sobrevivência, afinal, não se sabia quanto seria a próxima refeição.

Essa situação de penúria, em épocas que a fome era crônica e endêmica, forjou o cérebro humano e, por isso, ainda hoje, o organismo humano protege suas reservas de gordura, mesmo que estejam em níveis muito elevados. Vem daí a dificuldade enfrentada por muitos em perder peso, pois, quando tentam diminuir suas reservas, hoje inúteis, de gordura, a interpretação feita pelo cérebro é de ameaça à integridade física.

No contexto primitivo, só sobreviveram os indivíduos que tinham essa característica: a de um organismo que estoca gordura. Agiu a seleção natural, provando que Charles Darwin estava certo sobre a evolução das espécies. O que manteve o ser humano vivo há milhões de anos, porém, pode estar funcionando como agente de seleção novamente, só que ao contrário.

Por quê? Drauzio Varella dá a resposta no livro “Borboletas da Alma”: “A natureza é sábia, todos dizem, mas não foi capaz de prever que chegaríamos ao estado de fartura atual, acessível a milhões de seres humanos. Animais com cérebros forjados em tempo de miséria não podem ter geladeira cheia, churrascaria rodízio e disque-pizza à disposição”.

Esse contexto criou uma legião de pessoas acima do peso ideal e que já não usam essa enorme reserva de gordura em seu favor — ao contrário, a gordura apenas atrapalha, pois o acúmulo excessivo dela, proveniente do excesso de alimentos consumidos é uma das principais causas da obesidade, que, por sua vez, está li­gada a uma maior possibilidade de desenvolvimento de uma série de enfermidades, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, úlceras, pedras na vesícula biliar, infecções de pele, colesterol alto (uma das principais causas de ataques cardíacos), entre outras.

Isso fez da obesidade um dos grandes problemas da sociedade moderna, sendo um dos principais fatores de morte. É a seleção natural agindo novamente. Basta ver que, só no Brasil, os óbitos cau­sados diretamente pela obesidade cresceram 196% em dez anos, de acordo com levantamento feito pelo Estadão Dados, em 2014, com base em informações do Datasus.

Pesquisa do Ministério da Saúde divulgada no início de 2016 revela que mais da metade da população brasileira (56%) está acima do peso, sendo que 20,8% dela já pode ser classificada como obesa, isto é, aproximadamente 80 milhões de pessoas. A região Sul é que tem a maior taxa de adultos (56,08%) e de jovens entre 10-19 (24,6%) com sobrepeso; a Sudeste tem a maior taxa de crianças entre 5-9 anos com sobrepeso: 38,8%.

Estudo da revista científica “The Lancet” revela que, no mundo, desde 1975, a obesidade triplicou entre homens e dobrou entre mulheres, passando de 105 milhões em 1975 para 641 milhões de pessoas obesas em 2014. E a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso no mundo, quando veremos aproximadamente 700 milhões de obesos, das quais 75 milhões serão crianças.

A conclusão tirada dos dados é ine­vitável: a obesidade chegou a um ponto de crise no mundo. O problema é que a condição demanda uma a­tenção muito mais séria do que a que os países e organizações de saúde estão preparados para oferecer, situação agravada ainda mais com notícias que apontam a obesidade como um dos principais fatores de causa de vários tipos de câncer.

fonte:Jornal opção

31 thoughts on “Obesidade é o grande mal da modernidade e ser uma das causas do câncer só torna isso mais claro

  1. Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  2. Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  3. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  4. Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close