BRASIL

Leilão de ativos da Avianca acontece sob disputa judicial

Leilão de ativos da Avianca acontece sob disputa judicial

Em processo de recuperação judicial desde o final do ano passado, a Avianca Brasil realiza nesta quarta-feira (10) o leilão de seus ativos, incluindo horários de pousos e decolagens (os “slots”), mesmo após a Justiça de São Paulo ter autorizado a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a redistribuí-los entre outras companhias aéreas.

O certame, realizado pela Mega Leilões, começou por volta das 14h, em São Paulo. Segundo a casa de leilões, estavam habilitadas a participar da disputa a Azul, a Gol e a Latam. Gol e Latam compareceram para dar lances. A Azul informou que não participará “por não acreditar na legitimidade do processo”.

Ainda existem questionamentos judiciais sobre a legalidade de a empresa incluir slots no leilão e essas ações ainda não foram julgadas. Por isso, a concorrência acontecerá “sob judice” e há possibilidade de o resultado vir a ser contestado posteriormente.

A Avianca está em recuperação judicial desde dezembro de 2018 e teve as atividades suspensas em 24 de maio.

Como parte do seu plano de recuperação, a companhia propôs uma diluição de seus ativos entre 7 Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), que serão leiloadas. Dentro dessas UPIs, os slots são considerados o principal atrativo para os compradores. O leilão é considerado essencial para que a empresa consiga levantar os recursos necessários para evitar a falência.

A venda de slots é proibida. Por lei, a distribuição desses direitos de pouso e decolagem de uma companhia para outra só podem ser feitos pela Anac. É permitido, porém, que empresas de um mesmo grupo façam a transferência de slots entre si e, portanto, a passagem dos slots da Avianca para as UPIs é legal.

No fim de junho, o juiz responsável pelo processo de recuperação judicial da empresa havia proibido a Anac de redistribuir os slots, sob o argumento de que, sem os horário de voos, a empresa não teria ativos relevantes para leiloar.

A agência recorreu e, na última quinta-feira (4), recebeu autorização para repassar os direitos a outras companhias.

Segundo a Anac, a transferência dos direitos de pouso e decolagem nos aeroportos de Guarulhos (SP), Santos Dumont (RJ) e Recife seria feita imediatamente.

Para os horários do aeroporto de Congonhas, os mais cobiçados pelas concorrentes, a agência decidiu abrir uma consulta pública para ouvir os interessados para decidir se mantém ou altera o critério atual de distribuição.

A Anac justificou a medida “em razão de o aeroporto já apresentar um nível crítico de concentração e altíssima saturação de infraestrutura”.

Pela regra atual, metade dos horários que pertencem à  Avianca devem ir para empresas que ainda não operam em Congonhas e a outra metade para empresas que já têm atividades no terminal.

Clique para adicionar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BRASIL

Mais em BRASIL

Prefeito decreta estado de emergência em Coronel João Sá na Bahia.

Ygor Samuel12 de julho de 2019

PRF apreende carregamento de 4 toneladas de maconha no Rio

Ygor Samuel12 de julho de 2019

Justiça determina inclusão de moradores de rua no censo de 2020

Suzana Ferreira23 de janeiro de 2019

Bolsonaro anuncia pelas redes sociais o fim de contrato internacional

Suzana Ferreira23 de janeiro de 2019

Ação popular pede suspensão imediata do decreto sobre armas de fogo de Bolsonaro

Suzana Ferreira23 de janeiro de 2019

Ator Caio Junqueira morre aos 42 anos

Suzana Ferreira23 de janeiro de 2019

As inscrições para o Sisu começam amanhã, 22

Suzana Ferreira21 de janeiro de 2019

Fenômeno, ‘Jenifer’ domina as paradas e abre disputa pelo hit do verão

Suzana Ferreira18 de janeiro de 2019

Em memorando, PF orienta delegados sobre procedimento para pedidos de posse de armas

Suzana Ferreira18 de janeiro de 2019
Rede Metrópole de Comunicação
Rua T55 esq. rua 9
Qd.: G21 Lt.: 01
CEP: 74150-320
Fone: (62) 3215-9670
Email: [email protected]

Copyright © 2019 Metropole News - Hosting by Uaimacks Tecnologia