Restaurantes de Senador Canedo são autorizados a reabrir

Decreto assinado pelo prefeito Divino Lemes (DEM) permite a retomada de atividades de restaurantes em Senador Canedo a partir desta quarta-feira (17). Os estabelecimentos, no entanto, estão restritos a funcionar com apenas 30% da capacidade e com uso obrigatório de máscaras, exceto no momento de comer.

A medida é justificada principalmente pelo considerado baixo índice de internação nas unidades de saúde do município. Além disso, a prefeitura realiza higienização com hipoclorito de sódio por toda a cidade. O produto será aplicado nas unidades de saúde, terminal de ônibus, bancos, lotéricas, órgãos públicos, empresas e igrejas de forma pontual e diária.

Assim como o sabão, os desinfetantes têm o poder de desativar o coronavírus, que possui um “envelope” de gordura. A ideia é que a aplicação da substância diminua a contaminação por superfície. Ou seja, aquela em que o vírus se aloja em maçanetas, corrimãos e torneiras, por exemplo.

 

Segundo estudos publicados no periódico medRxiv, o coronavírus pode durar até três dias em plástico e aço inoxidável e 24 horas em papelão.

Economia

O prefeito Divino Lemes vê consequências graves para o segmento diante dos 90 dias de paralisação das atividades. Ele diz que prefere que haja fiscalização mais robusta, e por isso aumentou em 10 vezes o número de fiscais, do que abertura descontrolada como já havia registro. “Os comerciantes seguem [as orientações d]o presidente [Jair Bolsonaro]. Assim não conseguimos manter”, aponta. 

Ele afirma trabalhar para que o Hospital Municipal seja entregue o mais rápido possível para dedicar 10 leitos exclusivos para pacientes com covid-19 e deixar a situação da Saúde municipal mais robusta. Parte dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade já foram entregues. 

 

“O que interessa para nós é a segurança sanitária. Por isso, quem não cumprir às normas com rigidez vai fechar imediatamente”, salienta. Quando comparado com o caso de Rio Verde, que se tornou segundo município com mais casos de coronavírus, o prefeito diz ter receio. “Não tenho como fugir da pressão, mas vamos ser rígidos”, afirma. Bares, shopping centers e camelódromos seguem fechados.

Casos

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Senador Canedo possui 245 casos confirmados e três óbitos por covid-19, 12 estão internados atualmente. Do total, 126 pacientes foram considerados recuperados da doença.

Senador Canedo possui 68 leitos de internação e 10 para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Sendo que os exclusivos para pacientes com covid-19, que precisam ficar em alas isoladas para evitar que contamine outros pacientes, são três na Maternidade Aristina Cândida, onde não há UTI; quatro no Hospital Senador Canedo, e uma vaga de UTI; e outros seis leitos de internação estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em prontos socorros. 

Close